DIVERGÊNCIAS | Sindicato solicita correção da carga horária dos Técnicos de Tratamento de Esgoto
Ouça a matéria!
O Sindicato apresentou ao setor de Recursos Humanos da Administração, dia 27 de julho, um ofício que trouxe à tona importantes questões. Após ampla pesquisa, constatamos disparidade de 104 horas adicionais de trabalho para os Técnicos de Tratamento de Esgoto desde agosto de 2015, quando foram compulsoriamente submetidos a turnos de 12X36. Anteriormente, esses técnicos cumpriam uma jornada de 40 horas semanais, conforme estipulado no edital do concurso.
A mudança para o novo regime trouxe consigo uma carga horária excessiva, o que resultou em acúmulo significativo de horas trabalhadas, além dos Servidores não realizarem o intervalo do almoço, ferindo assim o Artigo 71 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) – “Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas“.
Nesse contexto, o Sindicato solicita a efetuação das devidas correções, a fim de restabelecer a justiça e o respeito aos direitos dos profissionais envolvidos. Esperamos que a Prefeitura reconheça a relevância dessa questão e atue prontamente para solucionar o problema. Em breve, traremos atualizações sobre o caso. Fiquem ligados em nosso site e redes sociais.